Ex-companheira acusada de matar policial federal aposentado em Juiz de Fora será levada para hospital psiquiátrico

15 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Ela foi considerada pela Justiça como inimputável e a decisão foi pela absolvição imprópria. Américo Vieira Júnior, que também era músico, foi morto a facadas em março de 2021. Américo Vieira Júnior era policial federal aposentado e vocalista da banda Raul Queixas e Mágoas

Reprodução/TV Integração

Caren Cristina Vidal Messias, que foi acusada pela morte do policial federal aposentado e músico Américo Vieira Júnior, foi considerada inimputável e absolvida impropriamente pela Justiça. O homem foi morto a facadas em março de 2021 em Juiz de Fora.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

De acordo com a decisão judicial, assinada pelo juíza Joyce Souza de Paula, a mulher passou por avaliação pericial, que apontou doença mental. Diante disso, a Justiça definiu “como melhor opção o tratamento em regime de internação em um Hospital Psiquiátrico e Judiciário”.

Na sentença consta ainda que ficou comprovado que o ex-companheiro dela havia sido assassinado e que, apesar dos fortes inícios que apontavam para autoria dela, a condição psiquiátrica apontou que ela não poderia ser condenada pelo crime.

“Apesar de comprovada a materialidade delitiva e da presença de fortes indícios de autoria em relação à CAREN, a situação delineada nos autos não autorizam a pronúncia da acusada, isto porque restou comprovado que a mesma não possuía capacidade de entender o caráter ilícito do fato e de determinar-se de acordo com esse entendimento, em razão da doença metal que a acometia”.

À produção da TV Integração, o advogado de defesa de Caren Cristina Vidal Messias informou que ela segue presa enquanto aguarda a abertura de vaga para transferência para um Hospital Psiquiátrico e Judiciário. Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ele está no Presídio José Edson Cavalieri.

A medida de segurança que determina a internação para tratamento tem prazo indeterminado, mínimo de três anos, ou enquanto a perícia médica entender que a patologia dela permanece.

O crime

No dia 27 de março de 2021, o policial federal aposentado e músico, Américo Vieira Júnior, de 63 anos, foi encontrado morto a facadas no no Bairro Jardim do Sol. Na ocasião, a então companheira dele, Caren Cristina Vidal Messias, que na época tinha 31 anos, foi presa em flagrante.

No Boletim de Ocorrência (BO) consta que os vizinhos da vítima acionaram os policiais após ouvirem gritos de socorro. Quando os militares chegaram na casa, encontraram o portão de acesso trancado. Eles arrombaram e encontraram a mulher sobre a cama, perto do corpo, com uma faca.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e constatou o óbito no local. A mulher chegou a resistir à prisão e precisou ser contida pelos policiais. De acordo com o BO, foi feito um disparo de arma de impulsos elétricos contra ela.

Antes de ser presa e levada para a delegacia, a mulher foi encaminhada ao Hospital de Pronto Socorro Dr. Mozart Teixeira (HPS). Um dos policiais que participou da ação foi ferido com um corte na mão e também recebeu atendimento médico no local.

A vítima era vocalista da banda Raul Queixas e Mágoas. O corpo foi removida pela funerária após os trabalhos da perícia técnica da Polícia Civil.

Policial federal aposentado morre após ser esfaqueado pela companheira em Juiz de Fora

LEIA TAMBÉM:

CULTURA: Aos 74 anos, Maria Alcina ganha filme documentário sobre a vida dela: 'Eu não sabia e não lembrava que tinha feito tanta coisa'

POLÍTICA: Lei sobre distribuição de 'Cordão de Girassol' para identificar pessoas com deficiências ocultas não é cumprida em Juiz de Fora

VIOLÊNCIA: Homem é morto a tiros por dupla em lanchonete em Juiz de Fora; VEJA VÍDEO

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO