Juíza mineira será a primeira brasileira a integrar corte do Banco Interamericano de Desenvolvimento

13 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

A posse da magistrada, que é titular da 3ª Vara do Trabalho de Juiz de Fora, ocorreu no início deste mês. Conheça a trajetória. Juíza Martha Halfeld

Amagis/Divulgação

A juíza de Juiz de Fora (MG), Martha Halfeld, é a primeira brasileira a integrar o Tribunal Administrativo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A posse da magistrada, que é titular da 3ª Vara do Trabalho da cidade mineira, foi no início deste mês.

Compartilhe no WhatsApp

Compartilhe no Telegram

A informação da posse foi confirmada pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis) e também Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho da 3ª Região.

O Tribunal Administrativo do BID recebe e julga pedidos de funcionários da instituição que alegam que o contrato de trabalho ou termos e condições da nomeação não estão sendo cumpridos.

Martha é a única juíza brasileira de primeiro grau a exercer a função. Antes dela, apenas quatro ministros e um advogado ocuparam este posto.

A magistrada também foi a primeira brasileira a presidir o Tribunal de Apelações da Organização das Nações Unidas (ONU) – a juíza encerrou o mandato na Corte em julho deste ano.

Conheça Martha Halfeld

Martha Halfeld, de 53 anos, cursou Direito na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) na década de 1990. Aos 18 anos, começou a trabalhar na Justiça do Trabalho após passar em um concurso. Morou dois anos na França, onde fez mestrado e doutorado em uma instituição pública do país. Ingressou na entidade em 2015 como juíza.

🔔 O g1 Zona da Mata agora está no WhatsApp. Clique aqui para receber as notícias direto no seu celular!

Em entrevista à TV Integração em 2020, a magistrada contou como foi o início da carreira. "Minha mãe é advogada, sempre foi procuradora do município. Cresci ouvindo ela discutir assuntos jurídicos com meu pai, que era engenheiro", explicou.

Conforme Martha Halfeld, ela sempre gostou de argumentar. "Meu pai fala que dos filhos, eu fui a que mais dei trabalho em termo de argumentação. Então, acho que foi natural e eu nunca tive dúvidas de que queria Direito".

O que é BID?

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) é uma organização financeira internacional criada em 1959, com sede na cidade de Washington (EUA), com o propósito de financiar projetos de desenvolvimento econômico, social e institucional, além de promover a integração comercial regional na área da América Latina e o Caribe.

O BID tem como prioridades a redução da desigualdade e a melhoria dos serviços públicos, incluindo a eficiência nos gastos das administrações.

Em sua estratégia, dá destaque à cobertura e qualidade da educação, sua integração com o mercado de trabalho e o aperfeiçoamento da contratação e formação do corpo docente – dentro do cumprimento das metas definidas pelo Plano Nacional de Educação (PNE) até 2024.

LEIA TAMBÉM:

ENCONTRO: Aluno de 12 anos encontra pepita de ouro em excursão escolar em mina desativada em MG

'NEGÓCIO BRILHANDO': Aluno de 12 anos conta como encontrou pepita de ouro em mina desativada em MG

OURO PRETO: Mina de ouro abandonada no século XVIII 'reaparece' após parte de casa desabar

📲 Confira as últimas notícias do g1 Zona da Mata

📲 Acompanhe o g1 no Facebook e Instagram

📲 Receba notícias do g1 no WhatsApp e no Telegram

VÍDEOS: veja tudo sobre a Zona da Mata e Campos das Vertentes


FONTE: G1 Globo

FIQUE CONECTADO