Agência Nacional de Mineração faz novas exigências para adequações de barragens da INB, em Caldas, MG

09 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Novas exigências são resultado de uma inspeção feita pela ANM no fim de setembro. Relatório da ANM aponta novas exigências para correções de barragens da INB, em Caldas

A Agência Nacional de Mineração fez mais exigências de adequações para as barragens das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caldas (MG). As novas exigências são resultado de uma inspeção feita pela ANM no fim de setembro.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Em relação às barragens de rejeitos e D4, a INB terá que inserir nos autos do processo o cronograma do plano de ação atualizado no prazo de 20 dias.

Já em relação à Bacia Nestor Figueiredo, a ANM terá que apresentar laudo indicando se o material reservado se enquadra como resíduos perigosos, conforme normas técnicas aplicáveis no prazo de 60 dias.

Comissão das Águas avalia situação de barragem da INB como preocupante em Caldas

Reprodução EPTV

A empresa também terá que providenciar um mapa de inundação simplificado no prazo de 90 dias.

Essas exigências se unem às outras que já tinham sido feitas. As barragens da empresa passaram a ser fiscalizadas pela Agência Nacional de Mineração desde o fim do ano passado. Ela e a D4 foram classificadas pela ANM como nível 1 de emergência, em uma escala que vai de 1 a 3.

Várias visitas de técnicos da ANM e Ibama, além de comissões de deputados e vereadores foram feitas desde junho deste ano.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO