Enfermeira vítima de injúria racial em policlínica, em MG, desabafa nas redes sociais: ‘preconceito e humilhação’

24 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Na sexta-feira (19), uma mulher foi presa após dizer que “não queria ser atendida por uma enfermeira preta”. Enfermeira vítima de injúria racial em policlínica, em MG, desabafa nas redes sociais

“Foi muito dolorido ter passado por um situação dessa no local onde você dedica com amor e carinho à sua profissão”.

Esta frase faz parte do relato publicado em um grupo nas redes sociais pela enfermeira vítima de injúria racial em Poços de Caldas (MG). O caso aconteceu nesta sexta-feira (19). Uma mulher foi presa após dizer que “não queria ser atendida por uma enfermeira preta”.

Policlínica de Poços de Caldas

Prefeitura de Poços de Caldas

De acordo com o Boletim de Ocorrências, o caso foi registrado como injúria racial. A vítima estava analisando os documentos da autora para encaminhá-la à consulta médica.

Enquanto isso, Lazarina da Silva Oliveira, de 64 anos, teria a ofendido, afirmando que não gostava da raça dela e “não queria ser atendida por uma pessoa preta". Ela também teria insultado a profissional e a chamado de “lerda”.

Enfermeira vítima de injúria racial em MG desabafa nas redes sociais: 'preconceito e humilhação'

Reprodução/Redes sociais

Nas redes sociais, a vítima desabafou.

“Um ser desprezível por nome de Lazarina da Silva Oliveira foi passar por uma consulta; a mesma dizendo que não queria ser atendida por mim por eu ser preta, que não foi com minha cara, não gostava da minha raça e que eu estava no lugar errado. Palavras de baixo nível, humilhante e dizendo que a polícia não ia aparecer por conta de umas idiotices daquela.”

“A mesma me ofendeu, humilhou ainda achou que ficaria impune por ser branca. Pasmem você que esse ser só parou com insulto quando a polícia chegou [e] disse que tinha vizinhos assim: ‘de cor’”.

Segundo ela, esta é a terceira vez que é vítima de ofensas raciais em menos de um ano. A enfermeira trabalha há 38 anos na Prefeitura de Poços de Caldas.

“Pra você que não passa por isso, não sabe a dor do preconceito, da injúria e da humilhação. Se tivéssemos a presença de um segurança no local poderia ser menos doloroso e as pessoas desse tipo teriam mais respeito conosco. Ainda estou muito mal psicologicamente”.

Mesmo diante do ocorrido, ela ainda agradeceu aos amigos de trabalho, aos familiares e pacientes que aguardaram a chegada da viatura para testemunhar a favor dela.

“Cada abraço, cada carinho, cada palavra amiga de consolo me fez sentir forte e me deu forças pra continuar”.

Suspeita liberada

De acordo com a Polícia Militar, Lazarina da Silva Oliveira, de 64 anos, foi presa por injúria racial. Para a PM, ela alegou que não ofendeu ninguém e não fez ofensas racistas. Ela disse que preferia falar direto com o médico, pois já tinha uma consulta agendada e estava incomodada com a demora no atendimento.

Mulher é presa após dizer que 'não queria ser atendida por enfermeira preta' em policlínica de MG

Redes sociais

Lazarina foi levada ao presídio de Poços de Caldas. No sábado (20), ela recebeu liberdade provisória após uma reunião de custódia e deixou o sistema prisional por volta de 22h50.

A advogada que representa Lazarina de Oliveira Silva não quis se manifestar sobre o assunto e disse que só vai falar em juízo.

A Secretaria de Saúde informou em nota que está oferecendo suporte médico e psiquiátrico à vítima e que medidas estão sendo tomadas.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO