Índice de infestação do Aedes em Governador Valadares cai, mas continua alto

23 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Terceiro LIRAa do ano aponta um índice de 4,2%, 1 ponto 6 percentual mais baixo que o levantamento de maio. Combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti é fundamental.

Lucas Garriga/INaturalist

A Prefeitura de Governador Valadares divulgou, nessa terça-feira (22), o resultado do terceiro Levantamento do Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano.

A pesquisa apontou um índice de 4,2% de infestação nos 5.627 imóveis que foram vistoriados, entre os dias 7 e 11 de agosto de 2023. No segundo levantamento, realizado em maio deste ano, o índice foi de 5,8%, e no primeiro realizado em fevereiro, o resultado foi de 7,5%. O percentual aceitável pela Organização Mundial de Saúde (OMS), é de 1%.

Porém, apesar da melhora, ainda é preciso tomar todos os cuidados necessários para impedir a proliferação do mosquito, que transmite as arboviroses dengue, zika, e chikungunya.

O levantamento mostrou que mais de 90% dos focos do mosquito são encontrados em casas, sendo 42,9% nos ralos, calhas e lajes. 29,7% dos focos são encontrados em vasos e pratos de plantas, 13,9% em reservatórios de água secundários, e 6,6% em lixos armazenados de maneira incorreta, sendo 6,2% em pneus e 0,4% em caixas d'água e depósitos naturais.

Índices por bairros

Alguns bairros tiveram um aumento no índice de infestação do mosquito, sendo eles:

Estrato 5:

Ilha dos Araújos;

JK;

São Paulo;

Santa Terezinha;

São Tarcísio

Estrato 6:

Centro;

Esplanada;

Esplanadinha;

São Pedro;

Os bairros do Estrato 5 tiveram um aumento de 2,5% em relação ao registro de maio deste ano. Já os bairros do Estrato 6 tiveram um aumento de 0,5%.

Já o estrato 12, Atalaia, Ipê, Vale do Sol, Cidade Jardim e Asteca registrou maior queda: de 7,8% para 1,9% este mês.

O estrato 14, Vila Isa I, Vila Ricardão, Jardim Primavera,Vila Parque Ibituruna, Elvamar e Vilage da Serra, apontou pouquíssima diferença entre as duas últimas pesquisas; 2,2% em maio contra 1,9% atualmente.

A importância do combate ao mosquito

A Prefeitura de Governador Valadares, por intermédio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), continua realizando ações específicas nas regiões críticas da cidade, usando o método do fumacê e realizando visitas domiciliares com o objetivo de combater os focos do mosquito.

É importante também, a participação ativa da população no combate ao Aedes aegypti. Ações, feitas pelo menos uma vez por semana, contribuem para a redução dos índices de arboviroses na cidade.

Confira algumas das ações recomendadas pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a eliminação e prevenção de possíveis focos de dengue:

Verificar se a caixa d’água está bem tampada;

Deixar as lixeiras bem tampadas;

Colocar areia nos pratos de plantas;

Recolher e acondicionar o lixo do quintal;

Limpar as calhas;

Cobrir piscinas;

Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;

Limpar a bandeja externa da geladeira;

Limpar e guardar as vasilhas dos bichos de estimação;

Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;

Cobrir bem a cisterna;

Cobrir bem todos os reservatórios de água;

Vídeos do Leste e Nordeste de Minas Gerais

Veja mais notícias da região em g1 Vales.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO