Internet transmitida pela luz? SXSW brasileiro apresenta novidade e g1 explica

19 ago 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Experimento consegue prover internet com altíssima velocidade. HackTown acontece em Santa Rita do Sapucaí (MG) até dia 20 de agosto. Internet transmitida pela luz? SXSW brasileiro apresenta novidade e g1 explica

Cabos, roteadores e modens. Você já imaginou se conectar a rede sem usar qualquer um desses itens? Esta é apenas uma das propostas apresentadas no HackTown e, é claro, que o g1 acompanhou de perto para explicar como isso pode ser possível.

É no laboratório WOKA, dentro do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel) em que toda a mágica acontece. Para o maior festival de tecnologia e inovação da América Latina, a equipe montou uma integração de um sistema da 5ª com a 6ª geração de comunicações móveis e celulares. O projeto é considerado único no Brasil e foi idealizado no instituto.

O experimento consegue prover internet com altíssima velocidade de gigabits por segundo, tendendo a terabits por segundo – especialmente quando o 6G se consolidar.

Internet transmitida pela luz? SXSW brasileiro apresenta novidade e g1 explica

Júlia Reis/g1

“Dentre as tecnologias promissoras para o 6G, nós temos o VLC, que é o Visible Light Communication, e o Li -Fi, que é o Light Fidelity. Ambos representam a evolução dos sistemas atuais”, explica o professor e consultor do Inatel, Arismar Cerqueira.

“Ao invés de usar uma portadora de radiofrequência elétrica, vamos usar luz para prover internet. E com isso, além de não ter problema de interferência eletromagnética, vamos conseguir velocidades muito maiores”.

A tecnologia deve entrar no mercado em cerca de 8 anos. Segundo o professor, os benefícios são múltiplas aplicações como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Realidade Aumentada. Ou seja, vamos poder ver o mundo com os outros olhos e, além disso, sentir.

“A ideia é que as redes 6G sejam ‘sensitivas’. Então, a gente vai ter sensores espalhados em tudo, internet para todo lado e, com isso, a gente vai conseguir evoluir também nessa coisa de sentir a rede”.

Internet transmitida pela luz? SXSW brasileiro apresenta novidade e g1 explica

Júlia Reis/g1

Essas conexões avançadas devem tornar a rede mais inteligente e, com isso, ser algo aplicável para diversas variáveis, como automação industrial, agricultura e até a área de mineração.

“O 5G já vai melhorar muito isso [o atraso de rede]. E o 6G tende a melhorar ainda mais. [...] Primeiro, em termos de velocidade: a gente vai conseguir navegar na internet de uma forma muito mais rápida, de uma forma instantânea. Além disso, novas aplicações estão por vir. Então, por exemplo, a gente pode ter projetos, aplicações e aplicativos de realidade virtual e realidade aumentada”.

“O mundo que a gente está vendo é um. E o mundo que a gente vai ver em breve, vai ser outro”, finaliza o professor do Inatel.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO