PM instaura procedimento para apurar diálogo de policiais durante registro de ocorrência envolvendo militar

11 jan 2024
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

As imagens, feitas em outubro do ano passado, mostram dois militares falando sobre como seria feito o registro de uma ocorrência envolvendo duas mulheres que brigaram, uma delas é casada com um policial. PM apura teor do diálogo entre policiais em Unaí

A Polícia Militar instaurou procedimento para apurar um diálogo entre dois policiais de Unaí. A conversa foi registrada em um vídeo que está circulando nas redes sociais.

As imagens, feitas em outubro do ano passado, mostram dois militares falando sobre como seria feito o registro de uma ocorrência envolvendo duas mulheres que brigaram, uma delas é casada com um policial.

Em uma das versões apresentadas pelas envolvidas, o militar em questão teria separado a confusão. Já a outra parte, alegou que foi agredida por ele.

No vídeo, um dos policiais fala que “sobre a formalidade eu dei conta de ludibriar” e o outro pede mais detalhes. Em seguida, o militar completa: “pra não ser Reds”.

O Reds é o Registro de Eventos de Defesa Social e se configura como passo inicial do inquérito policial. Segundo um dos policiais que aparece falando no vídeo, seria melhor para o envolvido se a situação fosse relatada em um TCO - Termo Circunstaciado de Ocorrência - que é lavrado em ocorrências com infrações de menor potencial ofensivo e segue um procedimento mais simples do que o inquérito policial.

Leia nota da PM na íntegra

A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), por meio do 28º Batalhão de Polícia Militar (28ºBPM), esclarece que o vídeo que circula nas redes sociais sobre a atuação policial militar, em Unaí/MG, no último dia 18 de outubro, trata-se de ocorrência de vias de fato/agressão envolvendo duas mulheres, uma delas casada com um policial militar.

Após verificação de filmagem apresentada por uma das autoras/vítimas e a audição de uma testemunha, foi constatada a agressão também por parte do policial militar, que foi arrolado como autor na ocorrência e lavrado o respectivo Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Ao confeccionar o Boletim de Ocorrência (BO) o policial militar, em atendimento, deve constar no documento o tipo de crime em que o fato se adequa. O caso relatado, não se enquadra no art. 5º da lei 11.340/06, ou seja, violência doméstica.

A Polícia Militar esclarece, ainda, que foi instaurado procedimento apuratório, a fim de verificar as circunstâncias do diálogo entre os policiais militares e reitera o compromisso com a verdade.

✅Clique aqui para seguir o canal do g1 Grande Minas no WhatsApp

Vídeos do Norte, Centro e Noroeste de MG

Veja mais notícias da região em g1 Grande Minas.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO