Prefeitos debatem situação de estradas que compõem pacote de privatizações no Sul de Minas

06 jun 2023
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Um dos pontos questionados pelos prefeitos foi o estado de conservação da MG-290, que tem quase 100 quilômetros e liga Pouso Alegre ao Circuito das Malhas. Prefeitos debatem situação de estradas que compõem pacote de privatizações no Sul de Minas

Prefeitos do Sul de Minas, políticos e representantes da concessionária vencedora do leilão se reuniram nesta terça-feira (6) em Ouro Fino (MG) para debater a situação das estradas que fazem parte do pacote de privatizações das vias sul-mineiras. Um dos pontos mais questionados é o estado de conservação da MG-290.

Apelidada de "Rodovia da Morte", a MG-290 tem quase 100 quilômetros e liga Pouso Alegre ao Circuito das Malhas. No ano passado, ela foi avaliada pela Confederação Nacional dos Transportes como a pior estrada do Sul de Minas.

Desde que a nova concessionária da rodovia assumiu, obras de tapa-buracos foram feitas, mas para os motoristas, os problemas continuam.

"Tá precário, precisando melhorar, começam fazer os tapa-buracos, mas depois sumiram as máquinas tudo. A gente faz socorro na região, parece que vai desmanchar o carro, pneu não vence", disse o mecânico Vicente de Oliveira Colácio.

A MG-290 fez parte do plano de concessões de rodovias mineiras. Nesta terça-feira (6) um encontro discutiu quando as melhorias serão feitas para levar mais segurança e evitar acidentes na rodovia.

"Nós aqui em Ouro Fino, por exemplo, perdemos algumas indústrias que vieram para cá, gostaram do parque industrial, mas não ficaram aqui pela rodovia ser muito ruim, então vai trazer um progresso muito grande para nós", disse o deputado estadual Maurício Lemes de Carvalho (Novo).

Prefeitos debatem situação de estradas que compõem pacote de privatizações no Sul de Minas

Reprodução/EPTV

"Não saiu como a gente pensava, mas pelo menos precisava de um pontapé inicial, agora começou, já foi feito um trecho de Borda da Mata a Pouso Alegre, estamos ansiosos para fazer de Ouro Fino a Jacutinga e Jacutinga até a divisa, porque realmente a estrada é muito perigosa, perdemos muitas vidas aqui", disse o prefeito de Ouro Fino, Henrique Rossi Wolf (Avante).

O diretor-presidente da concessionária explicou que nesta primeira etapa a empresa fará serviços emergenciais, como os tapa-buracos e pontos críticos, onde são registrados acidentes, devem ganhar nova sinalização.

"O projeto deste ano é exatamente a revitalização da sinalização para colocar mais informações à disposição do usuário e usar a sinalização de solo também, como faixas de retenção, elementos que possam sinalizar melhor a condição dos nossos usuários e além disso, este ano ainda também começamos a operar nosso centro de controle operacional, que é uma interação com os usuários de rodovias com mais informações e também medidas de prevenção de acidentes que a gente começa a incorporar na rodovia a partir de agora", disse o diretor-presidente da concessionária, José Carlos Cassaniga.

A recuperação completa da via deve ocorrer somente após o 3º ano de concessão, em 2026. A MG-290 vai ter duas praças de pedágio: uma em Borda da Mata e outra em Ouro Fino.

O valor será de R$ 8,32 e deve começar a ser cobrado no final do ano. Motoristas que moram na região e usam a pista com frequência poderão ter descontos.

"Aqueles usuários em determinada praça de pedágio que se utilizarem mais de uma vez, eles vão passar a receber o benefício de descontos progressivos, até o usuário frequente, aquele que se utiliza da ordem de 20 vezes, por exemplo, mesmo trecho, a mesma praça de pedágio, ele pode ter descontos na sua tarifa média no final do mês bastante acentuados, que pode chegar até 80%. Mas é um benefício específico para usuários de veículos de passeio, aqueles possuam também o instrumento eletrônicos de identificação, que são as tags", completou o diretor-presidente da concessionária.

A cobrança do pedágio no Sul de Minas deve começar a partir do 10º mês do início das obras, no fim do ano. A segunda etapa de recuperação das vias também vai contemplar a reestruturação das pontes e viadutos que fazem parte do segmento privatizado.

"A missão principal de uma concessão em primeiro lugar é salvar vidas, então nós estamos zelando pela segurança, pela trafegabilidade da região, para reduzir o custo logístico da região tendo uma estrada em uma condição satisfatória, então o nosso papel agora é sobretudo acompanhar e fiscalizar a execução do contrato por parte da concessionária. Temos aqui uma construção de 30 anos e contamos com o apoio da população, porque ninguém melhor que quem está na ponta para fiscalizar e nos ajudar nesse processo", disse o secretário de infraestrutura de Minas Gerais, Pedro Bruno Barros de Souza.

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FONTE: G1 Globo


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