Radioterapia é interrompida em hospital de MG após quebra de máquina importada da Inglaterra

11 jan 2024
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Ao menos 54 pacientes com câncer são tratados diariamente no setor da Santa Casa de Alfenas (MG). Referência em saúde, a cidade atende outros 26 municípios do Sul de Minas. Radioterapia é suspensa após maquina da Santa Casa quebrar em Alfenas

A Santa Casa de Alfenas paralisou temporariamente o serviço de radioterapia para pacientes com câncer após a única máquina usada para o tratamento quebrar na segunda-feira (8). A previsão, segundo a instituição, é que até a próxima segunda (15) o atendimento seja normalizado.

📲 Participe do canal do g1 Sul de Minas no WhatsApp

Pelo menos 54 pessoas são tratadas diariamente no setor de Radioterapia do Centro de Oncologia do hospital. A cidade é referência em saúde e atende pacientes de outros 26 municípios do Sul de Minas.

Setor de Radioterapia começou a atender pacientes em 2016 na Santa Casa de Alfenas, MG

Reprodução / EPTV

O problema se desdobrou após o acelerador linear, aparelho essencial para a realização da radioterapia, parar de funcionar. Importado da Inglaterra, o equipamento é descrito pela instituição como altamente complexo e sensível, composto por milhares de componentes eletroeletrônicos.

Fernando José Ribeiro Risso, médico radioterapeuta responsável, explica que ao identificarem a falha na máquina, a empresa fabricante foi acionada. Apesar das tentativas remotas de ajuste, a intervenção presencial de um engenheiro foi necessária.

Centro de Oncologia da Santa Casa de Alfenas, MG

Reprodução / EPTV

Esta não é a primeira vez que a Santa Casa enfrenta uma situação semelhante. No entanto, Risso assegura que a instituição realiza investimentos consideráveis em manutenção preventiva para evitar tais interrupções.

A máquina usada no tratamento passa por manutenções programadas de acordo com o agendamento do fabricante para exatamente prevenir falhas como essas. Porém, segundo o médico, problemas inesperados podem ocorrer.

“Os pacientes são orientados no dia em que ocorre algum problema que o aparelho não está funcionando e eles ficam aguardando essa manutenção. [...] Quando voltam a tratar, eles passam em consulta. Todos os pacientes são consultados semanalmente por mim, com problema na máquina ou não, e eles são orientados se existe um prejuízo ou não [no tratamento]”.

"Não tem prejuízo para o paciente. Existe um cálculo matemático que a gente faz para avaliar se precisa haver complementação desse tratamento ou não, justamente para não ocorrer prejuízo. Então, através desse cálculo matemático, a gente avalia se precisa complementar o tratamento do paciente ou não", completou o médico.

A previsão inicial do radioterapeuta é que o serviço seja retomado entre esta quinta (11) e sexta-feira (12), podendo se estender até segunda-feira (15).

Funcionamento

O setor de radioterapia começou a funcionar na Santa Casa de Alfenas em dezembro de 2016, após mais de três anos parado. A estrutura não funcionava devido a um impasse da instituição com o Ministério da Saúde que alegava não ter recebido a documentação exigida para a liberação do serviço.

Além disso, desde 2012, o hospital já tinha o acelerador linear, equipamento usado no tratamento de radioterapia. A máquina custou R$ 5 milhões e foi doada pelo Instituto Nacional do Câncer, mas também estava sem uso.

A capacidade de atendimento, conforme informado à época, seria de 75 pacientes por dia.

Veja mais notícias da região no g1 Sul de Minas


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO