Banda Eddie faz ‘Carnaval chanson’ em álbum com músicas de Alceu Valença, Capiba, Moraes Moreira e Zé Kétti

12 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Grupo de Olinda cai na folia, fora de hora, em disco gravado com as vozes das cantoras Karina Buhr e Isaar. Banda Eddie revive no álbum 'Carnaval chanson' hino composto por Miúcha (1937 – 2018) para o bloco olindense Segura a coisa

Clara Gouveia / Divulgação

♪ Alterando o calendário momesco, a banda Eddie cai na folia com o décimo álbum, Carnaval chanson, lançado ontem, 11 de julho. Neste décimo álbum, o grupo de Olinda (PE) – em cena desde 1989 – aborda pela primeira vez um repertório inteiramente composto por músicas de lavras alheias, fazendo um Carnaval fora de hora.

Com o reforço das vozes das cantoras Karina Buhr e Isaar, o quinteto – formado por Fábio Trummer (voz e guitarra), Alexandre Urea (voz e percussão), André Guedes (teclados, trompete e sampler), Ricardo Meira (bateria) e Roberto Meira (baixo) – segue o passo do frevo e canta marchinhas e hinos de blocos pernambucanos em clima de festa, com alguma dose de romantismo.

Frevo nº 1 do Recife (Antônio Maria, 1951), a marcha-rancho Máscara negra (Zé Kétti e Hildebrando Pereira Matos, 1967) e o frevo De chapéu de sol aberto (Capiba, 1971) são alguns standards foliões revividos por Eddie no disco, gravado com sopros da Orquestra de Frevo do Babá e com a adesão do músico Samuel Mota (guitarra, violão, teclado, escaleta, baixo e banjo).

Com capa assinada por Mozart Fernandes, o álbum Carnaval chanson também rebobina músicas menos badaladas de Alceu Valença e Moraes Moreira (1947 – 2020), compositores que já forneceram hits para as folias brasileiras, sobretudo as de Pernambuco e Bahia.

Alceu está representado por O homem da meia-noite (1975), parceria com Carlos Fernando (1937 – 2013), importante compositor pernambucano morto há dez anos. Moraes é o arquiteto de Casa amarela (1985), música nunca gravada pelo autor.

Surpresa é a inclusão de música de autoria de Miúcha (1937 – 2018), cantora quase nunca associada ao Carnaval. Pois Miúcha é a compositora de Segura a coisa (1980), hino do bloco homônimo de Olinda (PE).

O frevo É de fazer chorar (Luiz Bandeira, 1957) e o tema forrozeiro Pra tirar coco (Messias Holanda e Hamilton de Oliveira, 1981) integram a seleção de Carnaval chanson ao lado de hinos de blocos como Batutas de São José (João Santiago), Ceroula (Milton Bezerra de Alencar), Cariri (autor desconhecido) e Segurucu (Iberê Caldas Souza Leão).

Capa do álbum 'Carnaval chanson', de Eddie com Karina Buhr e Isaar

Arte de Mozart Fernandes


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO