Fã morre durante show de Taylor Swift em dia de 39,1°C no Rio; o que se sabe até agora e o que falta esclarecer

18 nov 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Amigos dizem que Ana Clara, de 23 anos, desmaiou durante a 2ºmúsica do show de Taylor; cantora disse estar de coração partido e chegou a pausar o espetáculo para alertar que fãs precisavam de água. Ana Clara Benevides Machado no show do Taylor Swift.

Daniele Menin/Arquivo pessoal

A universitária Ana Clara Benevides Machado, de 23 anos, morreu na sexta-feira (17) após passar mal dentro do estádio Milton Santos, o Engenhão, onde foi realizado o show da cantora Taylor Swift.

A morte ocorre em um dia marcado pelo calor intenso no Rio de Janeiro, e por críticas de fãs à organização do evento por limitar o acesso do público com garrafas d'água. A própria cantora chegou a pausar o show para pedir ajuda para o público após perceber que pessoas passavam mal na plateia.

Abaixo, em tópicos, veja um resumo sobre O QUE SE SABE SOBRE A MORTE:

Amigos relatam que Ana Clara desmaiou durante a 2ª música do show;

Em nota, a T4F (organizadora do evento) disse que Ana Clara foi "prontamente atendida pela equipe de brigadistas e paramédicos" e depois socorrida ao Hospital Salgado Filho;

A Secretaria Municipal de Saúde diz que Ana Clara chegou ao hospital às 20h50 com parada cardiorrespiratória.

Após a apresentação, Taylor escreveu que estava de 'coração partido' com a morte da fã;

Antes, a cantora chegou a interromper o show para pedir ajuda para fãs que passaram mal e chegou a dizer: 'eles realmente precisam de água';

Fãs afirmaram que a organizadora da turnê proibiu garrafas de qualquer tipo no estádio e que a oferta de água era escassa dentro do Engenhão;

Com boa parte do Brasil sob uma onda de calor, o Rio de Janeiro teve temperatura máxima de 39,1°C na sexta-feira;

Em situações típicas de clima e para pessoas com condições normais de saúde, adultos não estão entre os mais vulneráveis aos riscos da desidratação, que é mais preocupantes para crianças e idosos;

O ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou apuração das denúncias de fãs sobre restrição ao acesso à água para os fãs;

Até por volta das 9h deste sábado (18), não houve pronunciamento de Corpo de Bombeiros sobre o total de atendimentos médicos relacionados ao show.

A organizadora do evento, a T4F - Time For Fun, não divulgou um balanço dos atendimentos e nem se pronunciou sobre as críticas à restrição de acesso com garrafas d'água ao local.

Quem era a fã que morreu no show da Taylor Swift?

Ana Clara Benevides Machado tinha 23 anos e estudava psicologia na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), em Mato Grosso. Amigos de Ana afirmaram que a jovem era amava a cantora norte-americana e estava realizando um sonho ao viajar para assistir ao show da artista.

Quando ocorreu a morte da fã?

Ana Clara começou a passar mal durante a apresentação, segundo a amiga Daniele Menin, que estava com ela. Segundo Daniele, a jovem começou a passar mal durante a música Cruel Summer, a segunda do repertório de Taylor no primeiro show da turnê no Rio de Janeiro.

Qual a causa da morte da fã de Taylor Swift?

A Secretaria Municipal de Saúde diz que Ana Clara chegou ao Hospital Municipal Salgado Filho, às 20h50, em parada cardiorrespiratória. Apesar da associação com o calor relatada por amigos, ainda não se sabe qual o impacto das altas temperaturas no quadro que levou à morte da universitária.

Em dias de calor extremo, manter a hidratação é fundamental para a saúde. Especialistas ouvidos pelo g1 apontaram que, é muito difícil que um adulto saudável e que NÃO esteja em um situação de privação de líquidos, que não tome medicamentos (como antidiuréticos ou reguladores de pressão arterial), passe por um quadro de desidratação.

O que diz a T4F - Time For Fun, organizadora do show de Taylor Swift?

A empresa diz que Ana Clara se sentiu mal e foi "prontamente atendida" pela equipe de brigadistas e paramédicos. Ela informa que o primeiro socorro foi no posto médico do Estádio Nilton Santos .

"Diante do quadro, a equipe médica optou pela transferência ao Hospital Salgado Filho, onde, após quase uma hora de atendimento emergencial, infelizmente veio a óbito", informou a empresa.

A T4F - Time For Fun não divulgou balanço sobre o total de atendimentos médicos realizados, e também não se pronunciou sobre as críticas de fãs ou mesmo sobre a determinação do ministro da Justiça para que seja apurado se houve restrição ao acesso à àgua dentro do Engenhão.

Fã morre em decorrência do calor no show da cantora Taylor Swift, no Rio


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO