Musk diz que pode reverter suspensão de Trump no Twitter

12 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Bilionário disse que voltaria atrás na decisão, mas lembrou que ainda não controla a rede social. Ele avalia que não deve haver banimentos permanentes e que ação foi um erro. Ex-presidente americano foi banido da rede social por violar políticas contra incitação à violência em invasão ao Capitólio dos EUA. Donald Trump e Elon Musk

Reprodução

O bilionário Elon Musk disse nesta terça-feira (10) que voltaria atrás na suspensão de ex-presidente americano, Donald Trump, do Twitter. Para Musk, que ofereceu US$ 44 milhões para comprar a rede social, houve um erro da plataforma ao agir dessa forma em relação a Trump.

Compartilhe essa notícia no WhatsApp

Compartilhe essa notícia no Telegram

"Eu reverteria a suspensão permanente [de Trump]", disse Musk em conferência do Financial Times. O magnata deixou claro que a transação com o Twitter ainda não foi concluída e, por isso, não é certo que o banimento será revogado.

Musk disse que ele e Jack Dorsey, cofundador do Twitter, concordam que não deve haver banimentos permanentes na rede social. "Não foi correto banir Donald Trump. Acho que foi um erro", continuou Musk.

O que pode mudar no Twitter com a compra por Elon Musk

Por que especialistas temem que Musk reduza a moderação no Twitter

O ex-presidente americano foi suspenso do Twitter e de outras redes sociais após seus apoiadores invadirem o Capitólio dos EUA em janeiro de 2021 para questionar a vitória de Joe Biden na eleição presidencial. O Twitter apontou que Trump foi suspenso devido ao risco de incitação à violência.

Facebook, Instagram, YouTube: Trump é bloqueado pelas redes sociais

O banimento do perfil de Trump do Twitter "alienou uma grande parte do país", opinou Musk sobre os EUA. "Isso não acaba com a voz de Trump. Isso a amplifica entre a direita. É por isso que é moralmente errado e totalmente estúpido", continuou.

Musk também afirmou que é preciso diminuir um suposto viés de esquerda na moderação do Twitter.

"Eles vêm de um ambiente que é muito à esquerda", disse o bilionário sobre funcionários baseados em São Francisco, nos EUA. "Mas falham em construir confiança no resto dos Estados Unidos e talvez em outras partes do mundo".

Quando o acordo para compra do Twitter foi anunciado, Musk disse que pretende ampliar o espaço para liberdade de expressão na rede social. Ele também afirmou que pretende abrir o algoritmo para revisões de terceiros e autenticar todos os usuários reais para acabar com bots e contas de spam.

Por que boom de seguidores de Bolsonaro após anúncio de compra do Twitter intriga especialistas

Musk: Twitter tem que chatear tanto a extrema direita quanto a extrema esquerda

5 aplicativos que podem ser alternativas ao Twitter, comprado por Elon Musk

Trump diz que não voltará ao Twitter

Trump já declarou que não voltaria à rede social mesmo que sua conta fosse restabelecida. Depois de o Twitter anunciar que havia aceitado a oferta, o ex-presidente americano disse que permaneceria na plataforma que ele próprio havia criado após ser suspenso do Twitter.

"Não vou para o Twitter, vou ficar na Truth Social", disse Trump. "Espero que Elon compre o Twitter porque ele fará melhorias e ele é um bom homem, mas vou ficar na Truth", disse Trump.

A oferta de Musk pelo Twitter foi aprovada pelo conselho de administração da empresa, mas ainda precisa ser aceita por acionistas e órgãos regulatórios. A expectativa é de que a transação seja concluída ainda este ano.

Raio X do Twitter

Arte/g1

Elon Musk e o Twitter: Uma relação antiga e polêmica



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO