Allan dos Santos divulga canal no YouTube após ter perfil derrubado por ordem do STF

10 maio 2022
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Blogueiro teve suas contas bloqueadas em redes sociais e prisão preventiva decretada em outubro do ano passado. Foragido, bolsonarista voltou a postar vídeos na plataforma no último domingo (8). Blogueiro Allan dos Santos é dono do canal 'Terça Livre' e foi alvo de operação da PF no inquérito das fake news

Mateus Bonomi/Agif/Estadão Conteúdo

O blogueiro bolsonarista Allan dos Santos voltou a divulgar um canal no YouTube após ter tido suas contas bloqueadas em outubro de 2021 por determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes.

Desde o domingo (8), Santos postou apenas três conteúdos na plataforma de vídeos. Nos posts, o fundador do canal "Terça Livre" pede doações para os seguidores.

WHATSAPP COMUNIDADES: recurso de megagrupos só chegará ao Brasil após as eleições

Como usar o assistente do TSE no WhatsApp contra fake news sobre eleições

O canal foi divulgado nas redes sociais listadas no site de Santos e em um post no próprio site. Até o fechamento desta reportagem, o canal contabilizava mais de 12 mil inscritos no YouTube.

Em fevereiro, Santos já havia voltado ao Instagram — a conta segue ativa e conta com mais de 76 mil seguidores. Ele é foragido da Justiça brasileira (saiba mais).

O g1 questionou o YouTube sobre a autoria da página e se a criação do novo canal configura descumprimento da ordem judicial de outubro do ano passado, mas não obteve resposta até a última atualização dessa reportagem. O STF afirmou que não vai comentar o caso.

Investigação por fake news

O blogueiro é investigado em dois inquéritos no STF que apuram disseminação de fake news, ameaças a autoridades e atuação de uma milícia digital que ataca as instituições.

Em outubro de 2021, o blogueiro teve dois perfis no Twitter, um perfil no Instagram e um canal do YouTube removidos.

Na ordem judicial, Moraes também pediu a prisão preventiva e o início de um processo de extradição do blogueiro. Allan dos Santos deixou o Brasil após ser alvo de operações e teria entrado nos Estados Unidos em julho de 2021.



VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO