‘Sinônimos’: Música quase foi de Zezé e Luciano, mas virou hit de novelas com Chitãozinho, Xororó e até Ana Castela

29 maio 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Compositores relembram trajetória de clássico sertanejo que está na abertura da novela 'Terra e Paixão'. Música embalou 5 novelas e ganhou versões nas vozes de Zé Ramalho e Paula Fernandes. Compositores dizem que 'Sinônimos', de Chitãozinho e Xororó, quase foi de Zezé & Luciano

"Sinônimos" é um clássico da dupla Chitãozinho & Xororó, que está na abertura da novela "Terra e Paixão". Mas por muito pouco ela não entrou no repertório de Zezé Di Camargo e Luciano. A música ainda nem estava 100% pronta, mas a ideia era que ela fosse cantada pelos filhos de Francisco em parceria com Zé Ramalho.

Em conversa com Zezé e Luciano, os compositores Claudio Noam e Cesar Augusto (então produtores da dupla na época) sugeriram a gravação, mas a dupla já estava com o álbum pronto para ser lançado.

Claudio buscou inspiração no Salmo 91 e no livro de Coríntios para compor a faixa. César completou a canção e incluiu seus versos em uma reunião em uma casa, em São Paulo, onde eles costumavam se reunir para compor entre churrascos e cervejas. "Sinônimos" ainda leva a assinatura de outro compositor conhecido no meio sertanejo, Paulo Sérgio.

Zezé gostou da música, mas repetiu: o álbum já estava pronto. A sugestão dele foi incluir "Sinônimos" no disco seguinte. Não deu para esperar. Chitãozinho e Xororó estavam selecionando canções para o álbum "Aqui o sistema é bruto" quando César mostrou um CD com dez faixas. Entre elas, estava "Sinônimos".

A música "reservada" não deveria estar lá, mas foi incluída por engano no CD. César, então, pediu para pular a faixa no momento da apresentação, mas Chitãozinho disse que queria ouvir. Ele amou.

O produtor tentou explicar que Zé Ramalho estaria prestes a gravar, mas a dupla disse toparia gravar com o cantor. E assim foi feito.

"Quando uniu as três vozes, com o dueto, as partes separadas, ganhou uma beleza muito grande. Nós ficamos emocionados e sentimos que estava nascendo uma parceria de sucesso. Não deu outra! A partir do momento que foi lançada, 'Sinônimos' virou um hit e até hoje é tocada nas plataformas, pedida nos shows", conta Chitãozinho ao g1.

20 anos de história

linha-tempo-sinonimos

"Sinônimos" foi composta em 2003 e lançada em 2004. Agora, 20 anos depois, segue com letra atual e está na trilha sonora de sua quinta novela. A versão tocada em "Terra e Paixão" junta Chitãozinho, Xororó e Ana Castela.

"Essa música é de uma potência, de uma força tão grande, mas a gente não imaginava que fosse tanto. Ela é poderosa demais", elogia César. Ele tem 794 canções registradas em seu nome no Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). Entre elas estão clássicos como "Desculpe, mas eu vou chorar", "Festa de rodeio", "Minha estrela perdida" e "Um sonhador".

A versão original esteve em "Escrava Isaura" (2004) e "A Favorita" (2008). Em 2016, uma versão só com Zé Ramalho embalou "Além do Tempo". Dois anos depois, Paula Fernandes cantou em parceria com a banda Scarcéus para a novela "Orgulho e Paixão".

"A princípio, me chocou um pouco porque eu estava acostumado com o Zé Ramalho, mas me acostumei, achei bacana. Achei que ela deu o toque dela", conta Cesar ao g1, comentando a participação de Ana Castela.

Ana Castela canta 'Sinônimos'

"Eu pego carona no que disse o César. Não tem como a gente não concordar da surpresa que a gente teve", disse Cláudio, completando que a participação da cantora renova o público da música.

Cláudio e César conversaram com o g1 e, além de relembrar a história da faixa, eles:

contaram como funciona o processo de composição "meio psicográfico";

analisaram a forma como trabalham os compositores hoje;

opinaram sobre a música sertaneja atual;

elogiaram Marília Mendonça;

e relembraram histórias marcantes de suas carreiras, como o dia em que César disse para Leandro e Leonardo não gravarem "Pensa em mim".

g1 – Queria que vocês contassem de onde veio a ideia para a composição de "Sinônimos". Foi inspirada na vida ou na história de alguém?

Cláudio - Eu comecei a escrever ela buscando uma inspiração em alguma coisa, porque eu precisava fazer alguma coisa que tivesse um link com Zé Ramalho. Como a ideia era de Zezé Di Camargo gravar, eu falei: 'vou fazer uma coisa mais com a cara do Zé Ramalho, e o César vai lá e já dá um 'toque Zezé Di Camargo''. Porque a ideia era essa desde o começo.

O meu conceito foi buscar elementos do Salmo 91, que é um Salmo que eu gosto, e de Coríntios. Então eu fiz o meu entendimento acerca disso aí. E deixei assim. Vamos falar agora de um amor profano'. E aí, ninguém melhor do que o papa da música sertaneja, que é o César.

César - O Cláudio chegou já com uma parte da música pronta, parte da letra e parte da melodia. E quando ele mostrou esse pedaço de música, eu fiquei encantado. E aí eu fiz parte da letra e finalizamos a melodia do refrão. Fizemos juntos. Foi ali no Jardim São Bento, na Casa Verde, aqui em São Paulo.

g1 - Tem uma coisa muito bacana quando vocês falando desse processo de composição, e comentam da forma como, por exemplo, César, escreveu para a voz de Zezé, e o Cláudio, para o Zé Ramalho. Então vocês já escrevem colocando o toque do artista para quem vocês vão endereçar a música também?

César – Em muitos casos, sim. E na maioria das vezes, a música nasce espontaneamente sem uma direção. Depois de pronta, é que a gente diz assim: 'olha, essa música tem a cara, tem o jeito de determinado artista'.

g1 - E nesses casos que tem direção, como que vocês trazem o artista para aquela letra?

Cesar - Acho que aí é a sensibilidade mesmo do compositor, é uma coisa que vem de um outro universo. É meio inexplicável isso, porque não existe uma fórmula de composição. É muito espontâneo, é espiritual, é de outro universo.

César Augusto entre Zezé di Camargo e Luciano, e Cláudio Noam entre Chitãozinho e Xororó

Reprodução/Instagram

Cláudio - É meio psicográfico, né, César?

César – É meio psicográfico. Eu acho que a gente às vezes escolhe: 'vamos fazer uma música para mandar para o fulano'. E aí vem Deus e diz assim: 'não, é cicrano quem vai gravar'. E aquilo acaba virando um sucesso com aquele artista que não foi o nosso alvo. Mas, às vezes, é.

"O próprio Zezé falou uma vez para mim que, talvez se ele tivesse gravado [Sinônimos], não tivesse feito o sucesso que fez com Xororó."

É uma coisa que a gente não consegue imaginar, né? Então Deus é quem escolhe, Deus é quem determina.

g1 - Zezé falou isso depois, mas, na época da gravação, ele ficou bravo?

Claudio – Não, não. De jeito nenhum.

Cesar – Ele é encantado com a música. Ele só diz assim: 'Puxa vida, deixei passar'. Coisas da vida, acontece mesmo. Por exemplo. Eu tenho uma música que foi gravada pelo Zezé Di Camargo, que é "Nem Dormindo Eu Consigo Te Esquecer". É um dos maiores sucesso da carreira do Gian e Giovani. Foi gravada com Zezé, não virou sucesso, e Gian e Giovani foram lá e regravaram, e virou um dos grandes sucessos da carreira deles.

Ana Castela com Chitãozinho e Xororó

Reprodução/Instagram

g1 - E você escreveram desde o começo para Zé Ramalho cantar. E agora, temos uma versão com Ana Castela. O que vocês acharam do resultado?

Cesar - Eu vou ser sincero. Eu nem sabia que ela havia gravado isso daí. Eu só fiquei sabendo quando era tema da novela e que ela tinha participado cantando. Pra mim, foi uma grande surpresa, porque trata-se de uma de uma cantora nova, mas que tá atravessando um momento especial aí dentro da música sertaneja. Eu não conhecia bem também a carreira da Ana Castela. Foi surpresa pra mim. Achei diferente, vamos dizer assim.

"Me chocou um pouco porque eu estava acostumado com o Zé Ramalho. Mas me acostumei, achei bacana. Achei que ela deu o toque dela."

Cláudio - Pego carona aí no que disse o César. Não tem como a gente não concordar na surpresa que a gente teve, que eu tive também. Ao mesmo tempo, é um mix de felicidade porque a gente vê uma obra nossa... E a Ana Castela traz essa renovação de público para música com essa jovialidade dela. Canta bem, é bonita. Enfim, como dizia Belchior, endossado por Elis Regina, "o novo sempre vem".

g1 - Vocês já tinham trazido o 'novo' numa outra época da música sertaneja, que foi esse sertanejo de Zezé e Luciano, de Chitão e Xororó...

César – De Leandro e Leonardo...

Cláudio - Principalmente o César, né, com o [produtor, músico e compositor] Piska, que foi parceiro do Cesar, donos de obras fantásticas. Que trouxeram as guitarras mais pra frente...

César – É, com Leandro e Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Bruno e Marrone, tudo com produções que eu fiz e que a gente foi inserindo instrumentos usados muito no pop e no rock e que era meio inadmissível para o público sertanejo raiz. Eles não aceitavam, de forma nenhuma, que se colocasse guitarra com drive, com distorção, tecladeira moderna misturada, terceira voz, vocais pesados, arranjos de cordas.

E tudo isso a gente foi inserindo dentro das produções e foi o que modernizou mesmo a música sertaneja, e aproximou a juventude.

g1 - E dentro do que vocês ouvem do sertanejo atual, vocês gostam?

Claudio - Quando eu sou arguido a respeito desse assunto, eu falo: 'eu gosto de música boa'. Se música for boa, eu certamente vou gostar. Não é só a questão do segmento, do ritmo. Porque o segmento é sertanejo.

Tem coisas desse sertanejo novo, que é o New Sertanejo -- se tem que dar um rótulo, que seja esse, porque o sertanejo vem sofrendo constante variações e mudanças ao longo dos anos – que eu gosto muito. E tem coisas que eu sinceramente não curto. Isso vai desde a música gravada ao artista que tá cantando.

César - Eu sou, assim, bem objetivo na forma de enxergar isso daí. Eu acho que tem coisa boa e tem coisa ruim, que é o que o Cláudio já falou, e também acho assim. E tem coisa que é uma mesmice, é uma coisa tão repetitiva de arranjos e de letras. Os temas são muito iguais. É muita bebida, é muita cachaça, é muita traição, é muita vingança. E isso não me agrada, não é o tipo de coisa que me deixa feliz.

Agora, existem coisas boas. Existem bons artistas, existem boas músicas, mas eu diria que a maioria delas não me agrada.

Cláudio - É muito palavrão. Eu não aprendi a fazer música assim de forma tão apelativa. Agora, isso pro mercado de música, dá resultado. Isso gera receita para o mercado do entretenimento. E o grande desafio que eu acho que a gente sofre com isso, -- eu, o César e os autores da nossa época -- é em tentar fazer uma coisa que seja unir o entretenimento com arte.

g1 - A maioria das músicas de vocês foi escrita para homens [cantarem]. Como que é ouvir as mulheres cantando também as músicas de vocês? Tem a Ana Castela Castela, que já citamos, a Marília Mendonça... [a cantora regravou "Não era para ser assim", que tem o Cláudio Noam como um dos compositores, e "Você não é mais assim", composta por César Augusto e Piska].

César – Olha, eu sou apaixonado por Marília Mendonça, porque é uma das coisas, dessa modernidade, dessa nova geração de música sertaneja...eu acho uma artista espetacular, de uma beleza, de uma voz assim única. Fiquei muito triste com a ausência dela. Era uma artista que eu tinha e continuo a ter uma admiração muito grande.

"Quando Zezé enviou para mim a gravação dele com a Marília [de "Você não é mais assim"], eu até chorei de emoção que eu senti."

Acho a Marília um espetáculo. Eu espero que outras cantoras gravem músicas minhas.

Capa do single 'Você não é mais assim', de Zezé Di Camargo & Marília Mendonça

Divulgação

Cláudio - [Marília tinha] uma voz única, que era dela. E essa personalidade autoral, que o Cesar há de concordar. Era uma excelente autora também. Escrevia muito bem.

"Infiel" me remetia muito a Núbia Lafayette, que cantava aquelas músicas fortes, com letras fortes, pesadas, era meio que um jab no queixo, sabe? E ela muito nova, então era meio díspar. Uma garota muito menina cantando letras de arregaçar, muito maduras, aquela de você rasgar o peito.

g1 - A gente conversou um pouquinho no começo sobre o processo de composição de vocês. Mas queria saber o que que vocês acham do processo de composição com grupos de compositores que se reúnem diariamente para escrever músicas.

Cesar - Eu sei que eu vou tomar uma porrada pelo que eu vou falar aqui, mas eu acho que é muita gente junta para fazer coisa ruim. Eles se juntam em 6, 8, 10 pessoas para fazer musiquinha descartável. Eu acho ridículo isso daí

É música que vai tocar dois meses e ninguém vai lembrar mais. E vai sobrar uma mixaria também para cada um, porque é muita gente para fazer uma porcaria só. É meu pensamento. E um cara que ficou do lado ali, que botou uma palavra na música, já virou parceiro. Eu acho ridículo.

g1 - É bem diferente da forma como vocês faziam ou fazem, né?

Cláudio - Eu acho que a gente tem um jeito de escrever, um tipo de música que é nosso, é do nosso jeito. E eu sinceramente não tenho muita disposição para fazer. Talvez eu não tenha nem competência de fazer esse tipo de música.

Porque a gente tá vivendo meio que um momento em que o que a gente entendia que era bom, parece que agora não é mais. E o que é ruim é que está em voga. Então eu tenho que falar da bunda, do peito, tem que falar palavrão para caramba. E é isso? Eu sou da época "É o amor", "Nem Dormindo Consigo Te Esquecer", "Detalhes", "Meu ciúmes", "Deslizes". Eu gosto disso.

Cláudio Noam com Jorge, e César Augusto com Leonardo

Reprodução/Instagram

g1 – Imagino que vocês tenham várias histórias marcantes e impactantes ao longo da carreira de vocês, mas tem alguma que tenha marcado bastante e que possam compartilhar com a gente?

Cesar – Tem um caso que eu já falei em alguma entrevista, mas eu vou voltar a repetir porque é uma forma de eu me perdoar, de me desculpar com o que aconteceu.

Eu tava produzindo o disco do Leandro e Leonardo, que foi o disco do "Pensa em mim", e essa música em particular era uma música que eu não gostava e que eu não queria que entrasse no disco. Quando eles me mostraram a música num violão, eu achei muito ruim.

Aí eu falei: "Leandro, eu não gosto dessa música, eu acho que essa música é a mais fraca do disco". E o Leandro foi incisivo. Ele disse: "Olha, Cesar, é o seguinte. Nós vamos gravar essa música e essa música vai ser um grande sucesso".

E gravamos. Depois que ficou o playback pronto, o Leonardo botou aquela vozinha maravilhosa dele na música. No que ele entrou na técnica, eu disse: "Quero pedir desculpas, vocês têm toda razão. Ainda bem que vocês não tiraram do disco porque a música realmente é muito boa". E a música virou o sucesso que virou. Se fosse por mim, teria ficado de fora do disco e eu estava errado.

LEIA MAIS: Pedreiro e pintor que criaram 'Pense em mim' voltam a lucrar com hit de Zé Felipe, filho de Leonardo

Cláudio - Não tenho [uma história] nessa linha, mas a gente fez uma música que, em princípio eu comecei porque eu queria falar um pouquinho da minha avó, que me criou, e da minha mãe. E eu sei da relação imensa do César com a mãe dele, essa ligação espiritual dele com a saudosa Dona Nair, né?

Em princípio, a gente tinha a ideia de mandar essa música para o Samuel Rosa, pro Skank. E acabou que não dava também. Aconteceu uma coisa engraçada, igual ao Zezé: o disco tava pronto, não dava mais tempo. Eu acabei entrando em contato com o Wendel, que é um dos empresários do Jorge e Mateus. Eu tinha vontade de gravar com Jorge, e nem falei nada para o César de autorização, porque se ele tivesse outros planos para música...

E mandei para o Wendel, o Wendel mandou para o Jorge. O Jorge na mesma hora falou: 'pelo amor de Deus, não passa para ninguém porque a gente vai gravar essa música'. E gravaram e ficou maravilhosa, uma obra chamada "Ciclos". Isso não foi uma vez só que aconteceu. A música é uma coisa ainda, para mim, misteriosa por conta dessas nuances que ela propõe para a gente.

Zezé Di Camargo, Cláudio Noam, Gusttavo Lima e César Augusto

Reprodução/Instagram


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO