‘Oppenheimer’ causa indignação em grupo nacionalista da Índia por cena com escrituras hindus

24 jul 2023
Fique por dentro de todas as notícias pelo nosso grupo do WhatsApp!

Cena apresenta o protagonista recitando um verso do Bhagavad Gita, considerado o texto mais sagrado das escrituras hindus, pouco antes de uma relação sexual. Florence Pugh e Cillian Murphy em cena de 'Oppenheimer'

Divulgação

Uma cena com uma sagrada escritura hindu no filme "Oppenheimer" tem atraído críticas nas redes sociais na Índia, com muitos usuários dizendo que vão boicotar a produção por causa do que um grupo nacionalista chamou de "ataque contundente ao Hinduísmo".

A cena apresenta o protagonista recitando um verso do Bhagavad Gita, considerado o texto mais sagrado das escrituras hindus, pouco antes de uma relação sexual.

O filme, que foi lançado na Índia na sexta-feira (21) com muito alarde, foi classificado como U/A pelo Central Board of Film Certification do país, o que significa a recomendação de acompanhamento pelos pais aos espectadores com menos de 12 anos.

"Isso deve ser investigado... com urgência e os envolvidos devem ser severamente punidos", disse o grupo nacionalista "Save Culture Save India Foundation" em um comunicado à imprensa. Comentários do fundador da organização, a autoridade governamental Uday Mahurkar, condenando o filme também foram compartilhados mais de 3.600 vezes.

A Universal Pictures India, a unidade local dos produtores do filme, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário. Autoridades do conselho de certificação de filmes também não responderam.

O filme, dirigido por Christopher Nolan, é estrelado por Cillian Murphy como o físico norte-americano J. Robert Oppenheimer, que supervisionou a criação da bomba atômica durante a Segunda Guerra Mundial.

A obra arrecadou cerca de 600 milhões de rúpias (US$ 7,33 milhões) desde sexta, disse nesta segunda (24) a Warner Bros Discovery, que lançou o filme na Índia.

Os cinemas indianos, que como seus pares globais estão lutando para atrair espectadores diante dos serviços de streaming online, estão apostando em "Oppenheimer" e "Barbie" para aumentar os ganhos, especialmente depois que uma série de fracassos de Bollywood manteve o público afastado.


FONTE: G1 Globo


VEJA TAMBÉM
FIQUE CONECTADO